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Aprendizagem e competências organizacionais em instituições de educação tecnológica: estudos de casos

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar os processos de aprendizagem organizacional, por meio da investigação da apropriação do conhecimento e das mudanças nos recursos organizacionais, e sua inter-relação com o desenvolvimento de competências em duas
instituições de ensino superior: a unidade de Curitiba do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) e o Centro
de Educação Tecnológica do Grupo Opet (CET-Opet). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, que teve como estratégia de pesquisa o estudo múltiplo de casos. Cabe ressaltar que o fenômeno analisado refere-se à oferta de Cursos
Superiores de Tecnologia (CSTs). Os elementos conceituais da pesquisa foram suportados pela teoria da firma baseada em recursos e por pressupostos das teorias institucional e de cultura organizacional.
Como resultado, identificou-se como a articulação de recursos compôs novas competências organizacionais e quais foram
os conhecimentos críticos que possibilitaram o estabelecimento
de novas rotinas e práticas nas duas instituições selecionadas. Entre as conclusões, confirmou-se que o resultado da aprendizagem organizacional é a aquisição de uma competência que representa esse processo, que tais competências podem ser desenvolvidas e que os processos de aprendizagem ocorrem por meio de profundas mudanças e pela institucionalização do conhecimento nas práticas organizacionais.

Palavra-chave: aprendizagem organizacional, competências organizacionais, mudança, conhecimento, instituições de ensino superior.

Aprendizagem e competências organizacionais em instituições de educação tecnológica – estudos de casos

18 de março de 2010 - Posted by | GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

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