O que empresas líderes e inovadoras têm comum
Inovação só terá êxito se estiver associada ao poder de escala da companhia e à oferta de custo acessível para o consumidor, avalia Carlos Gottschalk, especialista em Gestão de Negócios
por AméricaEconomia.com.br
São Paulo. Inovação e liderança são conceitos que, intuitivamente, relacionamos facilmente a certas empresas. Companhias líderes e inovadoras normalmente apresentam um share of mind elevado e criam no cliente a percepção de que a inovação é algo realmente intrínseco ao seu negócio. Mas que fatores tornam uma empresa líder e associada à inovação? Bem, é preciso inicialmente deixar claro que cada mercado tem sua peculiaridade, porém, é sim possível identificar traços comuns a empresas líderes e inovadoras.
Uma companhia é considerada como tal se ocupa a primeira ou segunda posição em seu mercado de atuação. Para ocupar essas colocações, é preciso, quase que obrigatoriamente, buscar inovação constante. E, não nos enganemos: para ser forte e bem sucedida, a companhia precisa estar no topo do ranking. Obviamente, existem grupos que se contentam em ser meros partícipes num determinado mercado, ou então a copiar a inovação trazida por outras. No entanto, o que se pretende discutir neste artigo é a liderança.
Grandes empresas são cada vez mais estimuladas a buscar a liderança por um motivo bastante prático: concorrência crescente. Devido a fatores como a globalização, a disponibilidade de capital de risco – propiciando novos investimentos, fusões e aquisições – e ao acesso mais facilitado à tecnologia, a competição ganha dimensões assustadoras, travando verdadeiras batalhas para que as corporações mantenham ou atinjam posição de liderança. E é aí que a inovação ganha um papel preponderante.
A inovação só terá êxito na busca pela liderança se estiver associada ao poder de escala da empresa e à oferta de custo acessível para o consumidor. Há alguns anos, uma determinada marca de tênis lançou no mercado um modelo que vinha com um chip acoplado e funções de computador. O objetivo era calcular e ajustar o amortecimento do tênis de acordo com o impacto no solo. Tratou-se, sem dúvida nenhuma, de uma grande inovação, porém o altíssimo custo do produto impediu que ele se tornasse um sucesso de vendas.
Outro ponto que empresas líderes e inovadoras têm em comum é a capacidade de definir com clareza o negócio em que estão, conhecendo de que forma a tecnologia poderá obsoletar o negócio e como se prevenir. Antes do boom das câmeras digitais, havia uma marca que tinha a total liderança na revelação de filmes. Com a explosão das fotos digitais, ela foi obrigada a perceber que o foco de seu negócio não deveria ser o papel, e sim a imagem, voltando então sua atuação para câmeras digitais e impressão de fotos digitais.
Diversificação é também uma questão em que vale a discussão acerca da liderança. É comum algumas pessoas dizerem que quanto mais uma empresa diversificar seu negócio, mais chances terá de se sair bem. Porém, ao diversificar demais, a companhia perde o foco e, consequentemente, as oportunidades de ser líder. A dica é: escolha uma ou duas coisas para fazer e faça bem feito. Empresas líderes e inovadoras têm foco de atuação.
Por fim, há uma questão fundamental sem a qual nenhuma empresa consegue ser líder e inovadora: motivação dos funcionários. Sem o engajamento de toda a equipe não haverá sustentação por muito tempo. Empresas que hoje ocupam posição de liderança e inovação, por exemplo, estão longe de estar em uma zona de conforto. Manter esse posto só é possível se todo o time vestir a camisa e estiver disposto a jogar junto.
Carlos Gottschalk é sócio da CFN Consultoria, especializada em Gestão de Negócios.
Nenhum comentário ainda.
-
Arquivos
- setembro 2011 (1)
- abril 2011 (14)
- março 2011 (38)
- fevereiro 2011 (39)
- outubro 2010 (35)
- setembro 2010 (121)
- agosto 2010 (37)
- julho 2010 (4)
- junho 2010 (88)
- maio 2010 (137)
- abril 2010 (122)
- março 2010 (127)
-
Categorias
- ANIMAÇÃO
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
- CARREIRA
- CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
- COACHING
- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
- CONJUNTURA
- CRM
- CULTURA
- ECONOMIA/INDICADORES
- ENQUETE
- ERGONOMIA
- ESPORTES
- GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
- GESTÃO DE PROCESSOS
- GESTÃO DE PROJETOS
- GESTÃO PÚBLICA
- INOVAÇÃO
- MÚSICAS
- NOVA MÍDIA
- OPORTUNIDADES
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- POLÍTICA
- QUALIDADE
- RECURSOS HUMANOS
- REFLEXÕES
- RELAÇÕES INTERNACIONAIS
- RELAÇÕES TRABALHISTAS
- REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
- RESPONSABILIDADE SOCIAL
- TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO
- Uncategorized
- VÍDEOS
- ZICO
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Deixe um comentário