Eduardodelarocha's Blog

Just another WordPress.com weblog

LANCE! O Iluminismo fora de moda

Marcelo Damato

 Uma das grandes contribuições do Iluminismo foi a separação entre Igreja e Estado e o princípio de que cada um deve ter liberdade de escolher sua religião.

 Dentro desse espírito, o Santos baixou uma cartilha proibindo manifestações religiosas (mas não a crença) dentro do período de trabalho. Queria estabelecer um ambiente laico.

 Mas o mundo continuou o mesmo.

 E os cartolas viram isso na primeira vez que fizeram uma ação de benemerência com o time. Ao ver que a entidade que iriam visitar tinha ligação com o espiritismo, a maioria dos jogadores, especialmente os evangélicos, nem  desceu do ônibus.

 Uma das características de alguns grupos  evangélicos (e não só eles, diga-se) é a intolerância com outras religiões. Várias igrejas satanizam a umbanda e criticam ferozmente o espiritismo, como uma maneira de atrair mais fieis. E achar contradições em qualquer religião, ou em qualquer outra atividade humana não é difícil.

 Alguns jornalistas dizem que o Santos desrespeitou sua cartilha. Discordo. A maioria das instituições benemerentes têm cunho religioso. Visitar os doentes não significa endossar nada. Manifestação foi mesmo recusar-se a entrar por uma questão religiosa.

 Mas, pelo jeito, o Santos não avisou os jogadores direito e deu margem para esse motim.

 E, pior, o Santos não consegue decidir que posição tomar, e vê-se uma sequência de versões, que começaram com a desastrada declaração de Dorival Júnior de que os jogadores não entraram porque não suportavam ver o estado em que estão alguns doentes.

 Num mundo cada vez mais religioso e menos laico, essa questão estará cada vez mais presente. E, enquanto muitos sacerdotes pregarem a intolerância, sempre haverá tensão.

 FONTE: LANCENET

6 de abril de 2010 - Posted by | ESPORTES

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário